DetranRS leva experiências para seminário de segurança pública, diversidade social e direitos humanos

09/11/2021

Compartilhe:              


DetranRS leva experiências para seminário de segurança pública, diversidade social e direitos humanos

Publicação: 09/11/2021 às 13h24min

Em fundo preto, logo do 1º Seminário Diversidade Social e Segurança Pública. Compreender para avançar

DetranRS apresenta experiências com a Balada Segura, Escola Pública de Trânsito e ações da Corregedoria

O DetranRS participa, nos próximos dias 10 a 12 de novembro, do 1° Seminário Diversidade Social e Segurança Pública, promovido pela Secretaria de Segurança Pública do RS. A Autarquia leva para o debate suas experiências com a Balada Segura, Escola Pública de Trânsito e ações da Corregedoria. Com o mote Compreender para avançar, o evento vai abordar questões de natureza histórica e ética na segurança, contemplando uma das demandas atuais mais urgentes na sociedade, que é o combate ao racismo estrutural. A iniciativa vai ao encontro das recomendações apontadas no relatório desenvolvido pelo Grupo de Trabalho de Combate a Violência Contra a População Negra, que foi entregue ao governador Eduardo Leite em agosto deste ano.

A apresentação dos painéis e palestras será 100% online, por meio da plataforma Cisco Webex, exclusivamente para convidados.  O evento vai reunir cerca de mil servidores do órgão central da SSP, Brigada Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros Militar, Instituto-Geral de Perícias, Departamento Estadual de Trânsito,  Secretaria de Justiça, Sistemas Penal e Socioeducativo (SJSPS), Secretaria de Igualdade, Cidadania, Direitos Humanos e Assistência Social (SICDHAS), conselhos estaduais voltados a direitos humanos e diversidade social, demais poderes estaduais e federais.

O diretor-geral do DetranRS, Enio Bacci participará da abertura, na quarta-feira (10/11), às 14h, ao lado do Vice-governador e secretário da Segurança Pública, delegado Ranolfo Vieira Júnior, e os demais gestores das vinculadas. 

Na quinta-feira (11/11) às 16h45, o coordenador da Auditoria do DetranRS Gilvan De Rossi fala sobre os canais de denúncias e atuação da Corregedoria da Autarquia no painel “Canais de identificação e apuração de riscos e ameaças à boa atuação dos órgãos de Segurança Pública – o funcionamento dos controles das instituições vinculadas à SSP”, dialogando com representantes da BM, PC, IGP e CBMRS.

A chefe da Divisão de Fiscalização de Trânsito Luciane Ninki apresenta a experiência da abordagem cidadã da Balada Segura, no dia 12/11 às 8h30 no painel Painel “Experiências e atuação dos órgãos de Segurança Pública no contexto de diversidades, violência e criminalidade”, também em diálogo com as demais forças da segurança pública no Estado. Luciane também contará a experiência com o uso de câmeras nas abordagens, que trouxeram mais segurança e transparência.

Por fim, às 10h45 do dia 12/11, a vice-diretora pedagógica da Escola Pública de Trânsito do DetranRS Adriana Reston divide com os participantes as experiências do órgão no painel “Um retrato atual da qualificação dos profissionais da Segurança Pública no RS”. Adriana apresentará os cursos e formações promovidos pela Escola, assim como o Plano Global para a nova Década de Ação para a Segurança no Trânsito.

Saiba mais sobre o evento.

 

Fonte: https://www.detran.rs.gov.br/detranrs-leva-experiencias-para-seminario-de-seguranca-publica-diversidade-social-e-direitos-humanos