Com foco em um mundo em constantes mudanças, primeira edição da revista da Escola Pública de Trânsito é lançada

30/09/2021

Compartilhe:              


Com foco em um mundo em constantes mudanças, primeira edição da revista da Escola Pública de Trânsito é lançada

Publicação: 30/09/2021 às 10h51min

Revista Escola DetranRS: Educação, trânsito e mobilidade em um mundo em constantes mudanças

A primeira edição da Revista Escola DetranRS já está no ar no portal escola.detran.rs.gov.br

Com a temática “educação, trânsito e mobilidade num mundo em constantes mudanças”, a primeira edição da Revista Escola DetranRS já está no ar, em formato virtual. A iniciativa é da Escola Pública de Trânsito da Autarquia, que lançou em junho um edital para receber produções do público em geral, que foram analisadas e selecionadas durante mais de três meses por uma equipe multidisciplinar. O lançamento da publicação faz parte da programação do DetranRS para a Semana Nacional de Trânsito de 2021.

O conteúdo da revista é dividido em três categorias: opinião, destaques e artigos. Na seção de opinião, foram selecionados os textos “Vidas no trânsito importam”, de J. Pedro Corrêa, “A avaliação psicológica e a educação emocional para o trânsito, de Maria de Lurdes Sebben, e “Mobilidade como serviço, (MAAS) que ideia é essa?”, de Rodrigo Vargas de Souza. Em “Destaques”, as produções escolhidas foram “Cuidado com os entregadores – motoboys”, de autoria de Kauane França Vanz, Edson Girardi e André Ribeiros dos Santos Costa, e “Projeto ‘Um dia de agente da EPTC’”, de Paulo Roberto Ramires, Giovana Albo Hess, Diego da Silva Marques, Denis Andrade Pereira e Aldo Borges. Já a parte de artigos conta com as produções “Percepção de motoristas sobre programas de educação para o trânsito veiculados no rádio”, de Ingrid Neto e Regina Faria, “História do sistema rodoviário brasileiro”, de Elmir Schneider, e “Direção distraída: o risco do uso do celular na condução de veículos”, de Aurinez Schmitz, Emanuelle Silveira, Adriana Parreiras, Simone Amancio, Lilian Rezende e Wanderley da Silva.

A revista conta também com um editorial da diretora institucional Diza Gonzaga, com o título "A Vida não pode esperar". Os demais diretores do DetranRS assinam os seguintes textos na seção inicial: "Podemos ser a mudança que queremos ver", de Enio Bacci (diretor-geral); "O trânsito em um mundo que está em transformação", de Marcelo Soletti (diretor-geral adjunto); "Educação no trânsito para o novo mundo", de Fábio Santos (diretor técnico); e "Mobilidade urbana - nossa capacidade de locomoção", de Inajara Rosa (diretora administrativa e financeira). 

Para a editora-chefe da revista, Carla Badaraco Guglielmi, que também dirige a Escola Pública de Trânsito, “o material recebido para a composição desta primeira edição destaca-se pela alta qualidade e proporciona que a revista transite em uma esfera ampla de subtemas relacionados a trânsito e mobilidade, possibilitando aos leitores a valiosa oportunidade de adquirir conhecimentos e refletir sobre as questões ali abordadas”.

A revista terá periodicidade semestral, e um novo edital com as diretrizes para o recebimento de textos para a segunda edição está previsto para as próximas semanas. A recomendação do DetranRS é que os interessados se mantenham informados pelo portal da Escola (escola.detran.rs.gov.br) e pelo site da Autarquia (www.detran.rs.gov.br).

Acesse a primeira edição da revista pelo link abaixo.

Revista Escola DetranRS - 1ª edição